A empresa canadiana TransPod revelou a sua intenção de desenvolver um comboio totalmente elétrico que poderá alcançar mil quilómetros por hora com preços acessíveis.
O 'FluxJet' foi anunciado pela empresa em Toronto, no Canadá, através de uma pequena versão que permitiu demonstrar ao vivo as capacidades que o veículo terá.
Segundo a CNN, o comboio viajará em velocidades ultra rápidas ao longo de uma via que será um tubo de vácuo e que protege o veículo, permitindo viajar a grande velocidade através de um novo campo da física chamado 'fluxo de vigilância'. Quanto às cápsulas, serão levitadas de forma magnética.
A primeira fase deste projeto de infraestruturas, no valor de 18 mil milhões de euros, será a ligação entre as cidades canadianas de Calgary e Edmonton, que se situam a cerca de 300 quilómetros de distância.
O cofundador e CEO da TransPod, Sebastien Gendron, revelou que "a primeira fase da construção consiste na ligação do aeroporto de Edmonton, que está planeada para começar no final de 2023, e a linha completa que liga Calgary a Edmonton em 2027".
Segundo Gendron, este comboio terá capacidade para 54 passageiros e 10 toneladas de carga, com viagens de dois em dois minutos.
No início deste ano, a TransPod anunciou que, até agora, garantiu um financiamento de 550 milhões de euros para investir nesta ideia que se encontra em fase de investigação e desenvolvimento, tendo como preocupações a avaliação ambiental e aquisição de terrenos.
A ideia da empresa é que o comboio opere em exclusivo num sistema de rede apelidado de Linha TransPod com estações nas principais cidades e localizações.
Leia Também: Empresa canadiana lança fábrica de fertilizante no Brasil