Papa Francisco falha funeral da rainha Isabel II
Sumo Pontífice será substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Vaticano.
© REUTERS
Mundo Isabel II
O Papa Francisco não vai estar presente no funeral de estado da rainha Isabel II, em Londres, na próxima segunda-feira, informou esta sexta-feira o Vaticano.
De acordo com um comunicado, o Sumo Pontífice será substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Vaticano.
O Papa enviou um telegrama ao novo soberano britânico, Carlos III, no qual lamentou a morte de Isabel II e exaltou o seu "serviço incansável para o bem" e "o exemplo de devoção ao dever".
Também transmitiu os seus melhores votos ao filho mais velho de Isabel II e assegurou que reza por ele ao "assumir agora as suas altas responsabilidades como Rei", com o nome de Carlos III.
A rainha Isabel II morreu na passada quinta-feira no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o seu irmão abdicou.
Após a morte da monarca, o seu filho primogénito assume, aos 73 anos, as funções de rei como Carlos III.
Vários chefes de governo e de Estado europeus, assim como o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vão estar presentes no funeral da rainha.
Leia Também: Príncipe William revela que se lembrou de funeral da mãe durante cortejo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com