A líder da oposição na Bielorússia, Sviatlana Tsikhanouskaya, reagiu no Twitter ao bombardeamento da Rússia a Kyiv esta segunda-feira.
Para a também ativista, trata-se de "outro ataque cobarde" a civis, na Ucrânia. "Eles [Rússia] têm como alvo pessoas inocentes que vão trabalhar. Que tentam ter uma vida normal, apesar da guerra criminosa da Rússia", escreveu, acrescentando que o presidente russo, assim como o da Bielorrússia, devem ser "duramente condenados".
"Putin e Lukashenko têm de enfrentar a Justiça pelas suas ações", vincou a líder das forças democráticas da Bielorússia.
Another cowardly attack by 🇷🇺 this morning on civilians in the center of Kyiv. They are targeting innocent people going to work, trying to have a normal life despite Russia's criminal war. It must be strongly condemned. Putin & Lukashenka have to face justice for their actions! pic.twitter.com/3YRdVccn2i
— Sviatlana Tsikhanouskaya (@Tsihanouskaya) October 10, 2022
O bombardeamento desta manhã ao centro da capital da Ucrânia terá matado pelo menos cinco pessoas. Esta é a primeira vez que Kyiv é bombardeada desde junho passado.
O ataque acontece dois dias depois de uma forte explosão ter danificado a ponte da Crimeia, que liga a Rússia a esta península ucraniana, que se tornou território russo em 2014. Para Putin, esta explosão tratou-se de um “ato de terrorismo” da Ucrânia.
Leia Também: "Há mortos, há feridos". Kyiv alvo de bombardeamento esta manhã