Os funcionários da Vigilância Aduaneira da Agência Fiscal (Autoridade Tributária e Aduaneira em Portugal) intercetaram 180 quilos de haxixe encontrados num barco semirrígido, na praia de Balanegra, na cidade espanhola de Almería. Houve uma detenção feita, conta o La Vanguardia.
A embarcação navegava para o norte em direção à Punta del Río de Adra quando o barco patrulha da Vigilância Alfandegária o detetou, cerca das 00h30 de 12 de outubro (23h30, de dia 11, em Lisboa). Nesse momento, iniciou-se a operação e a embarcação foi imediatamente monitorizada, com o apoio das forças destacadas em terra.
Duas horas depois, o barco desembarcou na praia de Balanegra, onde cerca de dez pessoas começaram a transferir os fardos do barco para uma carrinha.
Foi então que a Fiscalização Aduaneira avançou, quer por via marítima, quer por terra, tendo encontrado cinco fardos de haxixe. Um dos intervenientes foi detido e foram apreendidos diversos aparelhos de radiocomunicação, bem como 900 litros de combustível.
Foi relatado que a embarcação usada era um barco pneumático de 12 metros com dois motores, geralmente usado para o tráfico de haxixe de Marrocos para a costa espanhola. Tanto o material como o meio de transporte foram apreendidos e transferidos para o porto de Almería, onde ficou provisoriamente.
A Unidade Operacional de Vigilância Aduaneira mantém as investigações abertas para determinar a identidade das outras pessoas envolvidas no tráfico.
Leia Também: Costa, Sánchez e Macron reúnem-se em Bruxelas na quinta-feira