Clima. França anuncia saída do Tratado da Carta de Energia

A França vai retirar-se do Tratado da Carta de Energia (TCE), um acordo internacional velho de 30 anos muito protetor dos investimentos privados nas energias fósseis, anunciou hoje o presidente Emmanuel Macron.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/10/2022 00:05 ‧ 22/10/2022 por Lusa

Mundo

Clima

"A França decidiu retirar-se do Tratado da Carta de Energia, algo que era pretendido por muitos", declarou Macron, à margem de uma cimeira europeia em Bruxelas.

Mas o TCE é aplicável 20 anos depois de uma parte se retirar.

Em parecer divulgado na quarta-feira, o Alto Conselho para o Clima, uma instância consultiva, estimara que o texto prejudicava o empenhamento dos países subscritores "em uma trajetória de descarbonização dos seus respetivos setores energéticos no horizonte 2030 e à altura das ambições do Acordo de Paris".

O TCE foi assinado em 1004, à saída da Guerra Fria, para oferecer garantias aos investidores nos países de Leste e da ex-URSS.

Com os membros da União Europeia e mais uma cinquentena de Estados, permite às empresas reclamarem, em tribunal de arbitragem privado, indemnizações a um Estado, cujas decisões afetem a rentabilidade dos seus investimentos, mesmo que se tratem de política de combate às alterações climática.

Leia Também: Macron quer fundos europeus para novo "corredor" energético

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas