As tempestades deixaram um rasto de destruição na cidade de Idabel, no estado de Oklahoma, e na zona de Lamar, no Texas, onde pelo menos 50 casas ficaram danificadas ou arrasadas e 10 pessoas foram assistidas num hospital, incluindo duas com ferimentos graves. Não foram reportadas mortes até ao momento.
O juiz Brandon Bell, a mais alta autoridade eleita do condado, declarou área de desastre, um passo para obter apoio federal e financiamento.
A declaração de Bell refere que pelo menos duas dezenas de pessoas ficaram feridas no condado.
Já o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, disse que equipas de busca e salvamento, e também geradores, estavam a ser enviados para a área de Idabel, considerada a zona mais atingida pelas tempestades, onde uma igreja, um centro médico e uma escola foram arrasados.
"Houve uma destruição total nos lados sul e este de Idabel", afirmou Steven Carter, coordenador da emergência para McCurtain County, citado pela Texarkana Gazette.
Carter disse à equipa do jornal que na sexta-feira ainda havia pessoas por resgatar.
O Gabinete de Gestão de Emergências de Oklahoma indicou que pelo menos três outras zonas foram também atingidas por tempestades, com inundações repentinas em algumas áreas.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos tinha emitido vários avisos de tornado, na sexta-feira, para diferentes áreas naqueles dois estados.
[Notícia atualizada às 14h05]
Leia Também: Pelo menos 13 mortos em incêndio em café na Rússia