Um 'tiktoker' partilhou, no início do mês de novembro um vídeo no qual se vê Nola, uma funcionária de um supermercado nos Estados Unidos.
Em apenas 15 segundos é possível observar uma mulher que faz este mês 82 anos visivelmente cansada. "A vida não devia ser assim tão difícil", escreveu também o 'tiktoker', Devan Bonagura.
O internauta criou então uma campanha de angariação na GoFundMe para ajudar Nola a pagar a hipoteca e a reformar-se, e, em menos de 24 horas, conseguiu mais de 100 mil dólares, cerca de 96 mil euros.
O objetivo, estabelecido em dez mil dólares, foi largamente atingido e, quase duas semanas depois, continuam a chegar doações. Até esta terça-feira, houve cerca de 13 mil doadores. Neste momento, foram doados 183.457 dólares, ou seja, cerca de 176 mil euros.
"Como ex-funcionária do Wlamart [onde Nala trabalhava], ainda me lembro de pessoas com a idade dela e de pensar que ninguém com tantos anos deveria trabalhar. Aqui fica [a doação] para que Nola se possa reformar e aproveitar o resto da sua vida de forma feliz e com saúde", escreveu uma doadora.
"Todas as pessoas merecem aproveitar a sua idade de ouro. Felicidades, Nola! Espero que esta campanha resulte - mereces!", lê-se no comentário feito por outra pessoa que também doou uma quantia.
E depois da onda de solidariedade?
Na sua conta do TikTok (@dbon973), Devan tem partilhado todas as etapas desta história. Além do vídeo em que Nola aparece exausta (a que pode assistir na galeria acima), o responsável pela angariação de fundos, que ainda decorre, publicou também o segundo encontro que teve com Nola - para lhe dizer que tinha arranjado uma forma de a ajudar.
"Conhecemo-nos ontem, na copa, gravei-a e publiquei nas redes sociais. Imensas pessoas viram o vídeo", disse a Nola, explicando depois tudo o que fez para juntar dinheiro para ela. "Queremos oferecer-lhe 114 dólares [cerca de 109 euros]", afirmou, referindo-se ao montante que tinha sido angariado até à altura. "Vou associar a conta do GoFundMe à sua [conta bancária], explicou-lhe.
Depois de dizer que aceitava e de agradecer a todos, como se vê nas imagens abaixo, a mulher, de 82 anos, afirmou ainda que era "uma grande ajuda", mas que ela "teria que continuar a trabalhar", já que ainda lhe ficariam a faltar pagar cerca de 70 mil dólares (cerca de 67 mil euros) do seu empréstimo.
@dbon973_ WE LOVE YOU NOLA I HOPE THIS HELPS️ #blowthisup #fyp #gofundme #nola #walmart #viralvideo original sound - DBON
Já no domingo passado, Nola e Devan voltaram a encontrar-se e o 'tiktoker' fez-lhe algumas perguntas. Durante a conversa, que pode ser visualizada abaixo, é possível ainda saber que Nola vai deixar de trabalhar - visto que, desde que Devan se encontrou com ela para lhe dizer o que tinha feito, já foram angariados os cerca de 70 mil dólares que faltavam a Nola.
@dbon973_ Update video with Nola ️ #nola #dbon #gofundme #viral #blowthisup #love #kindness #givingback original sound - DBON
Leia Também: "Direitos humanos". As imagens dos protestos que têm marcado a COP27