Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia, afirmou, esta sexta-feira, que o seu país "nunca será um inimigo da Rússia".
Segundo noticia a agência estatal russa TASS, as declarações do chefe de Estado bielorrusso foram citadas pela agência BelTA, já depois de, numa reunião sobre a cooperação entre ambos os países, Lukashenko declarar que a Bielorrússia está com a Rússia.
"Sim, estamos com a Rússia", disse, notando que nada no programa de cooperação infringe a soberania e a independência da Bielorrússia.
Foi então que Lukashenko destacou a importância de preservar a aliança com a Rússia.
"Nunca seremos inimigos da Rússia. E nunca daremos o ombro frio à Rússia. Este é o país mais próximo de nós, os nossos povos mais próximos", notou.
"Acho que enquanto estivermos no poder, vamos aderir a esta tendência. Se fosse de outra forma, seria como na Ucrânia", concluiu.
Recorde-se que, na segunda-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai realizar uma visita de trabalho à Bielorrússia, país que serviu de base recuada às tropas russas para a ofensiva na Ucrânia. No entanto, até agora, o exército de Lukashenko não participou nos combates em território ucraniano.
Em outubro, Minsk e Moscovo anunciaram a criação de uma força militar comum, de caráter unicamente defensivo, de acordo com o governo bielorrusso.
Leia Também: UE adota pacote de sanções que visa drones e desbloqueia fertilizante