Morreu Ali Ahmed Aslam, criador do famoso frango tikka masala. O chef com nacionalidade paquistanesa e escocesa tinha 77 anos e deixa um legado culinário ao mais alto nível.
A morte de Ali Ahmed Aslam foi anunciada pelo seu restaurante em Glasgow, Shish Mahal, que encerrou portas por 48 horas.
"O Sr. Ali faleceu esta manhã. Estamos todos tão devastados", anunciou o restaurante na última segunda-feira.
Andlip Ahmed, um sobrinho do chef, explicou à AFP que o tio inventou o prato improvisando um molho feito com uma lata de sopa de tomate naquele restaurante, Shish Mahal, na década de 1970.
“Ele costumava almoçar no restaurante todos os dias”, disse Ahmed.
"O restaurante era a vida dele. Os chefs faziam caril para ele. Não tenho certeza se ele comia frango tikka masala com frequência", conta ainda, acrescentando que o tio era um "perfecionista com grande motivação".
Em entrevista à AFP em 2009, Ali disse que criou a receita de frango tikka masala depois de um cliente se ter queixado de que o frango tikka estava muito seco.
"Achámos melhor cozinhar o frango com um pouco de molho. Por isso, cozinhámos tikka de frango com um molho que continha iogurte, creme e especiarias", detalhou.
Assim nasceu o primeiro frango tikka masala: um prato criado para os seus clientes do Reino Unido inspirado na tradição da sua terra natal.
O novo prato entrou imediatamente no cardápio do Shish Mahal e, em poucos anos, tornou-se num pedido obrigatório em todos os restaurantes indianos ou paquistaneses, não apenas em Glasgow, mas em todo o Reino Unido.
Leia Também: Pão a ficar duro? Faça este bolo com banana e chocolate na frigideira