Em Lisboa, Annalena Baerbock citou uma canção da cantora portuguesa Marisa para pedir que a União Europeia fale a "uma só voz", sublinhando, ao longo do discurso no Seminário Diplomático 2023, que esta é a mensagem para este novo ano.
"Uma só voz. Este ultimo ano precisámos esta unidade, esta voz unida como nunca e mostrámos isso mesmo", destacou a ministra, realçando o grande apoio à Ucrânia contra a invasão russa, onde destacou o papel de Portugal.
Portugal, um dos países mais distantes da Ucrânia, disse, "mostrou que solidariedade não tem a ver com a proximidade", mas sim com a escolha entre a justiça e a falta dela e que a neutralidade não é a opção.
A chefe de diplomacia sublinhou ainda, perante a plateia de diplomatas portugueses, que a União Europeia não pode "ter decisões bloqueadas por razões internas" e defendeu que em algumas áreas deve valer o voto da maioria, referindo especificamente, áreas como sanções e alterações climáticas.
Sobre este tema centrou a parte final da sua intervenção, dizendo que este é o grande desafio que o mundo e a Europa enfrentam.
Elogiou o papel de Portugal no desenvolvimento das energias renováveis e o recente acordo, com Espanha e França, para o desenvolvimento do projeto de produção e transporte de hidrogénio verde.
"Fazer da Europa o primeiro continente neutro em termos climáticos é muito e cada vez mais importante", defendeu.
A reunião anual dos embaixadores de Portugal no estrangeiro volta a realizar-se este ano em Lisboa, hoje e quinta-feira, após dois cancelamentos devido à pandemia, e tem este ano como oradora principal a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.
O Seminário Diplomático é, uma reunião anual de embaixadores de Portugal para debater prioridades da política externa com membros do Governo, empresários e académicos.
O seminário é também ocasião para a entrega do prémio diplomata económico do ano, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) desde 2013, o que vai acontecer neste primeiro dia de trabalhos, que encerra com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O prémio distingue o chefe de missão diplomática que se tenha destacado, no ano anterior, na defesa e apoio à internacionalização de empresas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.
O galardoado, segundo fonte do MNE, é Francisco Ribeiro de Menezes, embaixador em Berlim.
Leia Também: Ucrânia. Portugal mantém apoio para "não enfraquecer ordem internacional"