O conselheiro da presidência da Ucrânia rejeitou, esta segunda-feira, a possibilidade de negociar com a Rússia, numa mensagem partilhada no Twitter.
"Não há forma de negociar. A guerra tem de ser ganha", escreveu Mykhaylo Podolyak.
"A Rússia ataca a Ucrânia sem razões e está a travar uma guerra com em larga escala com todos os tipos de armas. A Rússia mata civis em massa e 'limpa' o território", acrescentou na rede social
O responsável, que é um braço direito do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, acusou ainda a Rússia de "cometer crimes contra a humanidade".
Stop pretending that you don’t understand.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 16, 2023
RF attacked 🇺🇦 without any reason. RF is waging a full-scale war with all types of weapons. RF kills civilians en masse & "cleans out" the territory. RF commits crimes against humanity.
There is no way to negotiate. The war must be won.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Ministra da Defesa da Alemanha demite-se após críticas