O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, pediu, esta terça-feira, aos aliados ocidentais que forneçam mais apoio militar, na sequência de novos pedidos de altos funcionários de Kyiv por caças.
Podolyak afirmou que alguns representantes da União Europeia (UE) "acreditam que a Ucrânia não deve receber armas porque a guerra se vai espalhar pela Europa". No entanto, afirma que "a guerra já está no centro da Europa".
"A Federação russa mata pessoas da maneira mais anti-humana. Se a Ucrânia não conseguir armas, a guerra vai-se espalhar para a Europa, porque a Rússia não vai parar a expansão”, declarou numa publicação na rede social Twitter.
Some EU states’ representatives believe 🇺🇦 shouldn’t be given weapons as the war will spread to Europe. But
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 31, 2023
1.War is already in the center of Europe & RF kills people in the most anti-human way.
2.If 🇺🇦 doesn’t get weapons war will spread to the EU as RF won’t stop the expansion.
Recorde-se que os ucranianos têm pedido caças de combate ao ocidente, mas já recebeu uma nega dos Estados Unidos e da Alemanha e alguma relutância por parte de França. Também o governo britânico demonstrou reticências quanto ao envio de caças para a Ucrânia, afirmando que "não seria prático" apoiar com os aviões de combate a defesa contra a Rússia.
Leia Também: Downing Street diz que "não seria prático" enviar caças à Ucrânia