"Se a Ucrânia não conseguir armas, a guerra vai-se espalhar para a UE"

Os ucranianos têm pedido caças de combate ao ocidente, mas já recebeu uma nega dos Estados Unidos e da Alemanha, assim como alguma relutância por parte de França e do Reino Unido.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
31/01/2023 18:06 ‧ 31/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, pediu, esta terça-feira, aos aliados ocidentais que forneçam mais apoio militar, na sequência de novos pedidos de altos funcionários de Kyiv por caças.

Podolyak afirmou que alguns representantes da União Europeia (UE) "acreditam que a Ucrânia não deve receber armas porque a guerra se vai espalhar pela Europa". No entanto, afirma que "a guerra já está no centro da Europa".

"A Federação russa mata pessoas da maneira mais anti-humana. Se a Ucrânia não conseguir armas, a guerra vai-se espalhar para a Europa, porque a Rússia não vai parar a expansão”, declarou numa publicação na rede social Twitter.

Recorde-se que os ucranianos têm pedido caças de combate ao ocidente, mas já recebeu uma nega dos Estados Unidos e da Alemanha e alguma relutância por parte de França. Também o governo britânico demonstrou reticências quanto ao envio de caças para a Ucrânia, afirmando que "não seria prático" apoiar com os aviões de combate a defesa contra a Rússia.

Leia Também: Downing Street diz que "não seria prático" enviar caças à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas