O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá deslocar-se já esta quinta-feira a Bruxelas para participar no Conselho Europeu extraordinário. A notícia da visita de Zelensky foi avançada pelo Financial Times, que revelou que o chefe de Estado estaria presente num encontro entre os líderes europeus.
Já a RTP, que cita três fontes europeias, revelou que Volodymyr Zelensky irá deslocar-se a Bruxelas já esta quinta-feira para participar no Conselho Europeu extraordinário, no qual irão participar os 27 líderes europeus, incluindo António Costa.
A televisão estatal avança ainda que, após a reunião, Zelensky deverá discursar numa sessão plenária no Parlamento Europeu.
Mais tarde, foi confirmado o convite a Zelensky por Charles Michel, para participar presencialmente numa cimeira do Conselho Europeu
"O presidente do Conselho Europeu [Charles Michel] convidou o Presidente Zelensky para participar presencialmente numa futura cimeira do Conselho Europeu", anunciou o porta-voz do Conselho, Barend Leyts, na rede social Twitter.
O porta-voz acrescentou que "por razões de segurança, não serão disponibilizadas informações adicionais".
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
[Notícia atualizada às 20h28]
Leia Também: Zelensky apela à unidade perante avanço russo no leste da Ucrânia