Brasil. Suíça vai restaurar relógio de D. João VI destruído por radical

A Suíça ofereceu ajuda ao governo brasileiro para restaurar um relógio de 1808, transportado por D.João VI para a então colónia portuguesa, destruído durante os ataques de radicais em 08 de janeiro às sedes dos três poderes em Brasília.

Notícia

© Lusa

Lusa
10/02/2023 19:50 ‧ 10/02/2023 por Lusa

Mundo

Brasil

"A Embaixada da Suíça no Brasil ofereceu o suporte de especialistas e artesãos do país europeu para auxiliar o Governo Federal brasileiro no trabalho de restauração e recuperação do relógio histórico Balthasar Martinot Boulle, do século XVII, que pertenceu a D. João VI", indicou o Governo brasileiro, em comunicado.

As autoridades brasileiras detalharam ainda que está prevista, ainda neste mês, a visita de uma primeira missão técnica de especialistas suíços "sob supervisão de curadores e especialistas brasileiros".

Em 24 janeiro, a Polícia Federal brasileira anunciou a detenção do suspeito de ter destruído, durante os ataques de elementos radicais e apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, um relógio de 1808, transportado para o Brasil por D.João VI.

O relógio foi destruído no Palácio do Planalto, no dia em que radicais invadiram também a sede do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. As câmaras do Palácio do Planalto filmaram o suspeito a atirar para o chão o relógio oferecido pela Corte Francesa a D. João VI.

Leia Também: Brasília. Lula considera ataque aos três poderes uma "revolta dos ricos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas