O acidente ocorreu na manhã de quinta-feira, quando um comboio de mercadorias desta empresa norte-americana descarrilou em White Plains, Alabama, sem registo de feridos ou de fugas de materiais perigosos.
A própria empresa garantiu em comunicado, após o descarrilamento, que o evento não representava risco para a população, visto que o comboio não transportava materiais perigosos.
Este é o terceiro descarrilamento da empresa no último mês, segundo a estação norte-americana ABC.
O acidente ocorreu poucas horas antes de o presidente da empresa, Alan Shaw, que se desculpou pelo incidente em East Palestine, no Estado de Ohio e prometeu "terminar o trabalho" na área afetada pela fuga de químicos, ter comparecido perante uma comissão do Senado.
Em 03 de fevereiro o acidente em East Palestine não causou vítimas diretas, mas provocou um incêndio com uma coluna de fumo negro de grandes proporções.
O comboio que descarrilou transportava cloreto de vinilo, um produto químico usado no fabrico de plástico e que é considerado cancerígeno e altamente inflamável.
As autoridades federais e estatais disseram repetidamente que é seguro para os residentes evacuados regressarem à região e que os testes do ar na cidade e em centenas de casas não detetaram nenhum nível preocupante de contaminantes.
No entanto, alguns moradores dizem que ainda sofrem de doenças quase um mês depois.
Esta sexta-feira, perante o Congresso norte-americano, o diretor-executivo da empresa ferroviária prometeu milhões de dólares para ajudar à recuperação da cidade atingida.
Este foi insistentemente questionado, tanto por democratas como por republicanos, sobre compromissos específicos para compensar por danos materiais e de saúde a longo prazo.
"Lamento muito o impacto que este descarrilamento teve nas pessoas daquela comunidade", disse Shaw à Comissão para o Ambiente e Obras Públicas do Senado dos Estados Unidos, acrescentando: "Estaremos presentes durante o tempo que for necessário para ajudar East Palestine a recuperar e prosperar".
Mas os votos de pesar e o compromisso de 20 milhões de dólares (18,9 milhões de euros) de ajuda até agora não satisfizeram os congressistas e vários residentes de East Palestine que se deslocaram a Washington para assistir à audiência.
A empresa ferroviária anunciou várias atualizações voluntárias de segurança, mas os senadores, contudo, estão a tentar agir por conta própria enquanto investigam o descarrilamento, a resposta do Governo do Presidente Joe Biden e as práticas de segurança da companhia, após o descarrilamento e capotamento de 38 vagões, 11 dos quais transportando materiais perigosos.
Leia Também: EUA. Empresa responsável por comboio com químicos promete pagar milhões