Um vídeo, que está a ser amplamente divulgado nas redes sociais, mostra, alegadamente, os momentos que antecederam a explosão que provocou a morte do blogger pró-Kremlin Vladlen Tatarsky. Contudo, há quem questione a veracidade do mesmo.
As imagens, que foram destacadas por Francis Scarr, da BBC Monitoring, que é responsável por analisar a televisão estatal da Rússia, mostram o momento em que Vladlen Tatarsky falava para uma plateia no Street Bar Cafe, no âmbito da guerra.
É ainda possível ver uma mulher na sala e o busto, onde estaria ocultado o artefato exclusivo, que foi oferecido ao blogger. As imagens foram também destacadas pela agência Lentach.
A mulher é convidada a sentar-se e, enquanto Vladlen Tatarsky mexe na figura, parece demonstrar algum receio.
Note-se que o artefacto explosivo foi ativado por controlo remoto. A principal suspeita, identificada como Daria Trepova, já foi detida. Num interrogatório divulgado pelo Ministério do Interior, a mulher declarou que transportou "a estatueta que explodiu".
No entanto, que há quem questione se o vídeo que agora emergiu é autêntico, destacando alguns detalhes relevantes. Além da ausência de um 'flash', derivado à explosão, há também quem compare a mulher que ontem foi detida com aquela que aparece nas imagens e se interrogue sobre o facto de esta ter saído ilesa, uma vez que aparece bastante próxima do artefacto.
De realçar que Vladlen Tatarsky, pseudónimo de Maxim Fomin, morreu e outras dez pessoas ficaram gravemente feridas na explosão de mais de 200 gramas de dinamite, domingo, num café que pertenceu a Yevgeny Prigojin, o chefe do Grupo Wagner, que disse ter confiado o espaço à 'Frente Cyber Z'.
Veja o vídeo em questão na galeria acima.
Leia Também: O que se sabe sobre Darya Tryopova, detida pelo ataque que matou blogger?