Ya Ya, uma panda-gigante conhecida internacionalmente, aterrou esta quinta-feira em Xangai, na China, após ter partido do jardim zoológico norte-americano de Memphis, no Tennessee, onde passou os últimos 20 anos, reporta a Associated Press.
A viagem deste animal foi acompanhada de perto na ‘internet’, com muitos internautas a partilharem imagens do percurso de Ya Ya. "Finalmente de volta a casa!", celebrou uma destas pessoas, quando teve conhecimento da notícia.
Outros utilizadores, por sua vez, pediram que fosse feita uma transmissão em direto da chegada deste panda a território chinês, que foi uma das notícias mais populares na China nos últimos tempos.
O jardim zoológico onde Ya Ya residiu até agora organizou-lhe uma festa de despedida, no início de abril, para mostrar que sentiria a falta da panda. A sua partida dos Estados Unidos marca o fim de um contrato de empréstimo, com a duração de 20 anos, com a Associação Chinesa de Jardins Zoológicos.
Ya Ya nasceu a 3 de agosto de 2000, em Pequim. Depois disso, viveu no jardim zoológico de Memphis juntamente com Le Le, um panda macho que nasceu a 18 de julho de 1998 e que morreu no passado mês de fevereiro.
A esperança de vida de um panda-gigante que resida na selva é de cerca de 15 anos, embora haja registo de animais desta espécie que tenham vivido até aos 38 anos, em cativeiro.
Leia Também: Panda gigante chinesa morre na Tailândia. Tinha 21 anos