As intensas chuvadas que caíram durante a noite de segunda-feira, sobretudo na região de Múrcia, em Espanha, causaram estragos, inundações e bloquearam estradas. O Centro de Coordenação de Emergências da Região de Múrcia atendeu 117 incidentes relacionados com o mau tempo.
As previsões para esta terça-feira são de agravamento do estado do tempo. O aviso laranja mantém-se em Múrcia e estende-se a Alicante, Valência e Saragoça.
Já na Andaluzia, Castela-Mancha, Castela e Leão, Catalunha, Rioja e Navarra, o aviso é amarelo.
Vídeos divulgados nas redes sociais - como o que pode ver acima - mostram a violência da chuva durante a noite em Cartagena, Múrcia, onde um hospital ficou inundado.
Así se encuentra ahora mismo la barriada de San Ginés en #Cartagena tras las #lluvias.
— Onda Regional (@ORMurcia) May 23, 2023
enviadas por los vecinos pic.twitter.com/wZsjSlr90i
Na província de Almería, o município de Vera foi o mais atingido, com a água a atingir a altura dos joelhos. Segundo a Proteção Civil, cinco pessoas tiveram de ser retiradas de uma casa e outros cidadãos foram resgatados dos seus veículos, que ficaram presos na estrada. O 112 recebeu também o alerta para várias inundações em caves e armazéns.
No município de Tíjola, também em Almería, um automóvel caiu numa ribanceira e os seus dois ocupantes ficaram feridos, uma jovem de 18 anos e um homem de 57 anos, que foram levados para o hospital de Baza.
️️ Actualización.
— CopeLorca (@COPE_Lorca) May 23, 2023
️ En Lorca centro, 51 litros en 24 horas.
️ Dos rescates vehículos en pasos de rambla, uno en Camino Malvaloca (Purias)
Carretera Águilas altura Lorbus anegado
️ Punto que más ha llovido, Ramonete, Rambla Los Miñarros y Escóriela 38,6 y 27,6l en 6h pic.twitter.com/oboeImAin8
⏭️ Nos llega por redes sociales este impresionante vídeo de la rambla del Cajete a la altura de El Real.
— AMETSE (@MeteoSE) May 22, 2023
En algunas estaciones de la provincia de Almería de nuestra red ya se superan los 110 l/m² en el día de hoy.
ℹ https://t.co/IvqiCGGQsF
Autor/a desconocido/a pic.twitter.com/NifZArGlan
Recorde-se que as aulas foram suspensas em cerca de trinta municípios de Alicante e em 14 de Múrcia, numa altura em que as autoridades pedem extrema cautela nas avenidas e leitos dos rios devido a possíveis subidas repentinas do nível das águas.
Em Almería, nunca choveu tanto em maio, sendo que no município de Cuevas del Almanzora foram registados mais de 320 litros de água por metro quadrado. Os danos são extensos.
Leia Também: Chuva. Mau tempo em Múrcia leva a fecho de escolas em 14 municípios