Durante um discurso surpresa na formatura que ditou o final das licenciaturas na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, esta quinta-feira, o presidente ucraniano alertou os jovens a aproveitarem o tempo que têm para perseguirem as paixões e defenderem os valores democráticos em jogo na guerra do seu país contra a Rússia.
Volodymyr Zelensky falou virtualmente, através da Ucrânia, onde o conflito em curso afetou o futuro de inúmeros jovens ucranianos, roubando-lhes oportunidades e entes queridos, apontou.
"O tempo é o recurso mais valioso do planeta. Algumas pessoas percebem isso mais cedo, e essas são as sortudas. Outros percebem tarde demais, quando perdem alguém ou alguma coisa", frisou, citado pela Associated Press.
O chefe de Estado ucraniano também agradeceu aos líderes norte-americanos por todo o apoio desde a invasão russa, incluindo investimentos significativos em ajuda humanitária e militar.
De lembrar que o presidente Joe Biden anunciou, na semana passada, um acordo entre os Estados Unidos e os países europeus para fornecer caças F-16 à Ucrânia, atendendo a um pedido de longa data dos líderes ucranianos.
Já o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, frisou ainda que os aliados europeus, incluindo Portugal, estão coordenados para formar pilotos ucranianos em caças F-16, mas o Pentágono avisa que não serão "uma solução mágica" contra os invasores russos.
Leia Também: Ucrânia: Zelensky considera óbvia a adesão à União Europeia