No sábado, Stoltenberg participará na cerimónia de posse do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, segundo a nota, acrescentando que o líder da organização estará no país até domingo.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, no poder há 20 anos, foi reeleito no domingo na segunda volta das presidenciais do país com 52,1% dos votos, enquanto o seu adversário, Kemal Kiliçdaroglu, teve 47,9%.
De acordo com o comunicado da Aliança, o secretário-geral da NATO também vai manter reuniões bilaterais com o Presidente Erdogan e com altos funcionários turcos.
Na quinta-feira, Jens Stoltenberg disse, em Oslo, que iria deslocar-se à Turquia para desbloquear os "últimos obstáculos" sobre a adesão da Suécia à Aliança Atlântica.
"Falei com o Presidente Erdogan no início da semana e vou visitar Ancara em breve (...) para que a Suécia venha a ser membro da Aliança o mais rápido possível", declarou na quinta-feira Stoltenberg, no início de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO.
Entretanto, o chefe da diplomacia sueca afirmou que Estocolmo reúne todas as condições para aderir à NATO e apelou à Turquia e à Hungria para que levantassem as objeções "sem demora".
O processo da adesão da Suécia e da Finlândia na NATO foi desencadeado pela última agressão da Rússia contra a Ucrânia em fevereiro do ano passado.
Leia Também: NATO em contagem para cimeira de julho insiste nos 2% do PIB em Defesa