Uma equipa de arqueólogos encontrou os restos de um mausoléu romano (monumento funerário) "incrivelmente raro" e "com um nível surpreendente de preservação" durante escavações em Londres, Inglaterra.
O grupo, do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), fez a descoberta no terreno do The Liberty of Southwark, onde vai ser construído um complexo de escritórios, residências e lojas, localizado nas proximidades do Borough Market e da estação London Bridge.
Antonietta Lerz, arqueóloga sénior do MOLA, disse à CNN que "a descoberta de um mausoléu com um nível tão grande de preservação foi realmente a cereja no tolo do bolo e é um acréscimo importante para a compreensão desta área de Londres durante o período romano".
Apesar de o mausoléu ter sido quase completamente desmontado, possivelmente durante o período medieval, há indícios de que a construção teria dois andares. Segundo os arqueólogos, terá sido usado por membros mais ricos da sociedade romana, que pagariam para serem enterrados lá dentro.
Entre as ruínas romanas havia 100 moedas, fragmentos de cerâmica e telhas. A zona à volta do mausoléu também continha mais de 80 túmulos, onde foram encontrados itens pessoais, como pulseiras de cobre e contas de vidro. No entanto, os arqueólogos não encontraram nenhum dos caixões que antes poderiam estar dentro da estrutura.
Catherine Rose, membro do gabinete do conselho de Southwark, prestou homenagem à "engenhosidade e brilho artístico" do achado romano. "A redescoberta deste mausoléu romano e mosaicos é uma prova da rica do nosso passado", referiu.
Agora que as escavações terminaram, os escritórios, lojas e residências serão construídos no local. O mausoléu será restaurado e exposto ao público, disse ao canal a Landsec Developers, co-proprietária do local.
Leia Também: Opositor turco visita mausoléu de Ataturk na véspera das presidenciais