Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Rebelião? Erdogan sublinhou a Putin a "importância de agir com bom senso"

Turquia garante estar pronta a fazer a sua "parte para que os incidentes sejam resolvidos de forma calma e pacífica".

Rebelião? Erdogan sublinhou a Putin a "importância de agir com bom senso"
Notícias ao Minuto

16:51 - 24/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A Presidência da Turquia confirmou, este sábado, que o presidente Recep Tayyip Erdogan conversou com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre "os últimos acontecimentos na Rússia", a rebelião armada do Grupo Wagner.

"O presidente Erdoğan sublinhou a importância de agir com bom senso. Durante o telefonema, foi sublinhado que ninguém deve tomar a iniciativa de agir face à situação na Rússia", lê-se num comunicado.

"Neste sentido, nós, na Turquia, estamos prontos para fazer a nossa parte para que os incidentes sejam resolvidos de forma calma e pacífica", acrescenta a nota.

O Kremlin já tinha revelado esta manhã que Putin recebeu "total apoio" do seu homólogo turco. Na conversa entre os dois líderes, Putin "forneceu informações sobre a situação no país em conexão com uma tentativa de rebelião armada", tendo Erdogan expressado "total apoio às medidas tomadas" pelo presidente russo.

O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, reivindicou hoje a ocupação de Rostov, cidade-chave no sul da Rússia para guerra na Ucrânia, e apelou a uma rebelião contra o comando militar russo, que acusou de atacar os seus combatentes.

Putin qualificou a ação do grupo paramilitar de rebelião, afirmando tratar-se de uma "ameaça mortal" ao Estado russo e uma traição, garantindo que não vai deixar acontecer uma "guerra civil".

Leia Também: AO MINUTO: Paradeiro de Putin sob especulação; "Total apoio" da Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório