Foi a primeira vez desde 30 de setembro de 2021 que o Hezbollah fez uma reivindicação destas.
Em comunicado, o Hezbollah anunciou que "a resistência abateu um 'drone' israelita que penetrou no espaço aéreo libanês", no setor da cidade fronteiriça de Zebqine.
O Exército israelita confirmou em comunicado que "um 'drone' se despenhou em território libanês durante uma operação de rotina", assegurando "não existir qualquer risco de fuga de informação".
O incidente ocorreu quando permanece calma na frente entre o Líbano e Israel, que estão tecnicamente em estado de guerra, mas aviões de caça e 'drones' israelitas sobrevoam regularmente o território do Líbano.
Por sua vez, Hezbollah já enviou diversos 'drones' em direção a Israel. Em 07 de abril, os israelitas anunciaram terem abatido um 'drone' que tinha entrado no seu território a partir do Líbano, num momento em que a frente israelo-libanesa registava uma escalada.
Em julho de 2022, o Exército israelita anunciou ter intercetado três 'drones' não armados enviados pelo Hezbollah em direção ao campo gasífero de Karish, no Mediterrâneo oriental, antes de um acordo entre os dois países vizinhos para a repartição de recursos gasíferos marítimos.
O Hezbollah xiita é a única formação libanesa que manteve o seu armamento desde o final da guerra civil (1975-1990), em nome da resistência contra Israel.
Leia Também: Empresa israelita desenvolve sistema de defesa antimísseis hipersónico