Morreu, aos 100 anos de idade, Léon Gautier. Este era o último dos 177 franceses que, a 6 de junho de 1944, desembarcaram na Normandia, numa data que ficou conhecida como o Dia D.
A noticia é avançada pelo Memorial de Caen, na sua conta de Twitter, onde revela que é "com tristeza" que partilha a notícia da morte do veterano de guerra.
O homem morreu às 7h40 de segunda-feira, num hospital de Caen, disse à AFP o presidente da Câmara de Ouistreham (Calvados), Romain Bail.
#WWII #DDay #Hommage Nous venons d’apprendre avec tristesse le décès de Léon Gautier, vétéran du jour J, dernier membre du commando #Kieffer. Il avait 100 ans. pic.twitter.com/SAznuYDVUK
— Le Mémorial de Caen (@CaenMemorial) July 3, 2023
O presidente francês, Emmanuel Macron, já reagiu à morte de Léon Gautier, numa publicação onde refere que "não nos esqueceremos".
« Nous ne sommes pas des héros, nous n’avons fait que notre devoir », répétait-il.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) July 3, 2023
Dernier membre du commando Kieffer qui débarqua avec ses 176 camarades français en Normandie le 6 juin 1944, héros de la Libération, Léon Gautier nous a quittés.
Nous ne l’oublierons pas. pic.twitter.com/6IPx5mjoM7
As operações de desembarque na costa da Normandia, uma ofensiva planeada pelos Aliados durante a Segunda Grande Guerra, começaram a 6 de junho de 1944. Com o nome de código Operação Neptuno e muitas vezes referido como o Dia D, foi a maior invasão por mar da história.
A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães do controlo nazi e implantou os alicerces da vitória dos Aliados na Frente Ocidental.
Leia Também: Funcionários judiciais em greve total para o próximo dia 14 de julho