Decathlon retira boias infantis do mercado por "risco de afogamento"

Marca promete reembolsar todos os que tenham adquirido as boias da marca Nabaiji.

Notícia

© Reprodução Decathlon Indonesia

Andrea Pinto
05/07/2023 15:23 ‧ 05/07/2023 por Andrea Pinto

Mundo

França

A Decathlon está a recolher uma marca de boias insufláveis para bebés vendidas nas suas lojas. O alerta surgiu em França, mas, questionada pelo Notícias ao Minuto, a marca confirmou que este está a ser recolhido a nível internacional.

A marca desportiva pede aos seus clientes que "não voltem a utilizar o produto", uma vez que estas apresentam um defeito que pode colocar em risco as crianças que as usam.

O produto em causa são boias insufláveis do tipo "rede" da marca Nabaiji, tendo o alerta sido inicialmente reportado pelo RappelConso. O site institucional francês, que lista os alertas de produtos perigosos,  indica, neste caso, o "risco de afogamento" e "paragem respiratória".

"Identificámos um risco de os utilizadores capotarem. Em caso de capotamento, existe um risco de afogamento, uma vez que a criança está presa à boia e fica com a cabeça debaixo de água, sem possibilidade de se virar sozinha", explica a Decathlon num comunicado de imprensa, citado pelo Le Parisien.

Todos os lotes destas três redes insufláveis para bebés, em azul e verde, vermelho e rosa, foram vendidos na maioria das lojas do grupo entre 2 de fevereiro e 23 de junho deste ano.

O grupo retalhista de artigos de desporto e lazer afirma que todos os produtos serão reembolsados.

O Notícias ao Minuto contactou a representante da marca em Portugal para tentar perceber se o produto em causa esteve à venda no nosso país. Em resposta, a marca indica que seguiu "o normativo internacional" de retirada do produto do mercado.

"Embora as boias devam ser utilizadas sob a vigilância de adultos, não queremos correr qualquer risco para a segurança das crianças e, por precaução, retirámos este produto e efetuámos a devida comunicação às autoridades competentes e aos clientes que compraram o produto", esclarece a marca. 

[Notícia atualizada às 08h15 de 6 de julho de 2023]

Leia Também: GNR lança campanha de verão para prevenir afogamentos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas