A Decathlon está a recolher uma marca de boias insufláveis para bebés vendidas nas suas lojas. O alerta surgiu em França, mas, questionada pelo Notícias ao Minuto, a marca confirmou que este está a ser recolhido a nível internacional.
A marca desportiva pede aos seus clientes que "não voltem a utilizar o produto", uma vez que estas apresentam um defeito que pode colocar em risco as crianças que as usam.
O produto em causa são boias insufláveis do tipo "rede" da marca Nabaiji, tendo o alerta sido inicialmente reportado pelo RappelConso. O site institucional francês, que lista os alertas de produtos perigosos, indica, neste caso, o "risco de afogamento" e "paragem respiratória".
#RappelProduit
— RappelConso (@RappelConso) July 3, 2023
BABY LYING RING - NABAIJI
Risques : Arrêt respiratoire
Motif : Le produit peut se retourner.
En cas de retournement il y a un risque de noyade car l’enfant est attaché à la bouée et se ret ...https://t.co/fOcGh459T7 pic.twitter.com/aHzgdIPes9
"Identificámos um risco de os utilizadores capotarem. Em caso de capotamento, existe um risco de afogamento, uma vez que a criança está presa à boia e fica com a cabeça debaixo de água, sem possibilidade de se virar sozinha", explica a Decathlon num comunicado de imprensa, citado pelo Le Parisien.
Todos os lotes destas três redes insufláveis para bebés, em azul e verde, vermelho e rosa, foram vendidos na maioria das lojas do grupo entre 2 de fevereiro e 23 de junho deste ano.
O grupo retalhista de artigos de desporto e lazer afirma que todos os produtos serão reembolsados.
O Notícias ao Minuto contactou a representante da marca em Portugal para tentar perceber se o produto em causa esteve à venda no nosso país. Em resposta, a marca indica que seguiu "o normativo internacional" de retirada do produto do mercado.
"Embora as boias devam ser utilizadas sob a vigilância de adultos, não queremos correr qualquer risco para a segurança das crianças e, por precaução, retirámos este produto e efetuámos a devida comunicação às autoridades competentes e aos clientes que compraram o produto", esclarece a marca.
[Notícia atualizada às 08h15 de 6 de julho de 2023]
Leia Também: GNR lança campanha de verão para prevenir afogamentos