Depois de um longo processo de revisão pelo departamento de censura das Filipinas, o governo do país anunciou esta quarta-feira que vai mesmo permitir que o filme da 'Barbie' seja exibido nos cinemas, pedindo à Warner Bros que distorça uma controversa linha contestada no sudeste asiático.
Em causa está um mapa do Mar do Sul da China, que contém a polémica 'linha das nove raias' (do inglês 'nine-dash line'), que consiste numa divisão que a República Popular da China faz sobre o corpo de água, que banhas as suas margens, bem como as de Taiwan e outros países na região (nomeadamente as Filipinas). A linha é contestada por praticamente todos os países, além do Tribunal Penal Internacional.
A imagem em questão, partilhada nas redes sociais, demonstra uma visão imaginária do mundo, mas isto não impediu alguns países de criticar a produção.
I spent part of the morning reply guying policy peoples questions about Vietnam banning the Barbie movie with the nine dash line map with this image of the map pic.twitter.com/oqJ91HJVUh
— Lmao gan ma (@rzhongnotes) July 3, 2023
O filme foi revisto pelas autoridades das Filipinas duas vezes, e foi analisado por oficiais dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Justiça, com a entidade reguladora do cinema e televisão do país a considerar que o mapa é uma "caricatura" e não impede a exibição.
"O mapa é retratado como uma viagem fictícia da Barbie pela Barbieland até ao 'mundo real', como parte integrante da história. Pode estar descansado que o regulador esgotou todos os recursos possíveis para chegar a esta decisão, não hesitando no passado em sancionar realizadores/produtores/distribuidores por exigir a fictícia 'linha das nove raias' nos seus materiais", afirmou a entidade filipina, citada pelo The Guardian.
Aa autoridades de censura pediram ainda à Warner Bros, o estúdio responsável pelo 'blockbuster' de Hollywood, que distorça a controversa linha para o filme ser passado nas Filipinas.
'Barbie', protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, vai estrear nos cinemas a 20 de julho, a nível mundial, e nas Filipinas estreia a 19 de julho.
A antecipada exibição está programada para o mesmo dia de 'Oppenheimer', de Christopher Nolan e com Cylian Murphy. Os dois filmes têm estado no centro de uma gigantesca campanha de marketing e publicidade nas redes sociais, especialmente dado o paradoxo de ver dois conteúdos completamente opostos no mesmo dia.
O filme não teve, no entanto, a mesma sorte no Vietname, onde o governo local baniu mesmo a distribuição doméstica por causa da linha. O país alega que o mapa demonstra as reivindicações chinesas, que incluem partes do território continental vietnamita com poços de petróleo, algo que o governo de Hanói contesta e considera uma violação do seu espaço soberano. Por várias vezes, o país acusou a China de invadir o seu espaço marítimo.
Leia Também: Antestreia de 'Barbie'. O dia em que o cor-de-rosa invadiu Los Angeles