A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou uma campanha especialmente direcionada para os animais de companhia, "com o principal objetivo de alertar toda a comunidade para a, ainda, existente problemática do abandono de animais".
Com a campanha, que será inteiramente disseminada nas diferentes plataformas/redes sociais ao dispor da PSP de Lisboa, a força de segurança espera "atingir o maior número de pessoas através do poder da proliferação de informação - visualização e partilha - entre organização e o público", pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Tendo a consciência que o período de férias está frequentemente relacionado com a prática do crime de abandono, a PSP faz um especial apelo a uma "maior responsabilidade e consciencialização" no cuidado com os seus animais de estimação.
A campanha foi construída sob o pilar 'NÃO', presente em todas as mensagens, com o propósito de apelar ao fim desta prática que persiste em proliferar.
© PSP
Recordando que o abandono de animais é crime, punível com pena de multa até 60 dias ou pena de prisão até 6 meses, a PSP relembra ainda quais as alternativas a que pode recorrer quando se ausenta da sua residência:
- Peça a algum familiar, vizinho ou amigo da sua confiança que possa tomar conta do seu animal. Esta alternativa é sempre a mais económica e permite uma maior facilidade de adaptação, combinando horários de passeios, alimentação e hábitos do animal;
- Recorra a um hotel para cães ou gatos que existe especialmente para o efeito. A grande vantagem desta opção é poder escolher um estabelecimento perto da sua área de residência ou mesmo perto do local onde vai passar férias. Assim pode sempre visitá-lo mesmo não estando hospedado consigo;
- Pet Sitting ao domicílio. Para aqueles que consideram que o ambiente familiar da própria casa é sempre a melhor opção e que retirá-lo desse conforto apenas causaria stress e mau estar, pode recorrer ao serviço de um profissional que irá cuidar do seu animal na sua própria residência;
- Abrigos de animais. Pode sempre recorrer a algum abrigo que tenha disponibilidade de acolher o seu animal no seu período de ausência ou férias.
Leia Também: Resgatados dez cães abandonados num galinheiro em Sintra. O momento