As tropas ucranianas estão a fazer avanços graduais no sul do país, em direção às cidades de Melitopol e Berdyansk, que estão atualmente ocupadas.
Segundo a ministra-adjunta da Defesa, Hanna Maliar, citada pela Reuters, além destes progressos, tem havido também ataques bem sucedidos no leste, visando especificamente os flancos de Bakhmut.
A Rússia detém atualmente territórios significativos no sul e no leste, depois de ter enviado um grande número de tropas para a Ucrânia em fevereiro deste ano. A Ucrânia lançou uma campanha para reconquistar estas terras durante o verão, mas os progressos têm sido lentos devido às posições das forças russas.
A ministra-adjunta da Defesa sublinhou ainda os "êxitos" ucranianos no sudeste do país, incluindo perto da aldeia de Staromayorske, na região de Donetsk, que foi recentemente recapturada pelas forças ucranianas. Maliar afirmou ainda que estão a decorrer batalhas perto da aldeia, com os combatentes ucranianos a ganharem terreno nas fronteiras que alcançaram.
No leste, as forças ucranianas estão a repelir com sucesso os avanços russos em direção a Kupiansk e Lyman, que a Ucrânia tinha libertado no ano anterior. Além disso, estão a decorrer combates ferozes perto das aldeias de Klishchiivka, Kurdyumivka e Andriivka, no flanco sul de Bakhmut, que foi fortemente danificada durante uma batalha prolongada, acabando por cair sob controlo russo.
Leia Também: Kyiv anuncia reforço da contraofensiva com 1.700 'drones'