O Conselho de Saúde da Comunidade de Valência informou o Ministério da Saúde sobre a presença de um caso de vírus do Nilo do Ocidente na região, esta quinta-feira.
Trata-se de uma mulher de 72 anos, residente no município valenciano de Puçol, que deu entrada no hospital com alguns sintomas, evoluiu favoravelmente e teve alta hospitalar no dia 9 de agosto.
Este é o primeiro caso humano detetado na região, informou o ministério.
No dia 24 de julho, um caso da doença num cavalo foi identificado e desde então têm sido feitas ações de vigilância e controlo entomológico (mosquitos) à doença.
Já no final de julho, a Direção-Geral da Saúde Pública e Organização Farmacêutica da Andaluzia alertou que detetou a circulação do vírus da febre do Nilo Ocidental (FNO) em três municípios de Sevilha, pedindo a adoção de medidas de saúde pública.
A infecção pelo vírus do Nilo Ocidental é uma doença viral disseminada, principalmente, de mosquitos para pessoas. A maioria das pessoas manifesta sintomas leves ou nenhum sintoma, mas algumas pessoas desenvolvem uma infecção grave que afeta o sistema nervoso central.
Leia Também: Detetados em Sevilha mosquitos com vírus da febre do Nilo Ocidental