O presidente russo, Vladimir Putin, não vai participar na cimeira do G20 na Índia, no próximo mês e, em vez disso, enviará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, informou o gabinete do primeiro-ministro, Narendra Modi, esta segunda-feira.
O gabinete de Modi, citado pela Reuters, revelou ainda que o primeiro-ministro falou com Putin por telefone, "expressando compreensão" pela sua decisão de não participar na cimeira de 9 a 10 de setembro.
"Ao expressar compreensão pela decisão da Rússia, o primeiro-ministro agradeceu ao presidente Putin pelo apoio consistente da Rússia a todas as iniciativas sob a presidência indiana do G20", informou o governo indiano.
Modi e Putin também falaram sobre "questões de interesse mútuo", tais como a expansão planeada do grupo de economias emergentes BRICS. "Foram consideradas [no telefonema] questões de interesse mútuo nas relações russo-indianas, que estão a desenvolver-se progressivamente no espírito de uma parceria estratégica particularmente privilegiada", afirmou o Kremlin, em comunicado.
Recorde-se que, na semana passada, os dois líderes participaram na cimeira dos BRICS na África do Sul, embora o líder russo tenha comparecido apenas através de videoconferência devido a um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por alegados crimes de guerra na Ucrânia.
A Rússia tem procurado fortalecer ainda mais os laços com a Índia depois da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 ter desencadeado amplas sanções ocidentais a Moscovo. A Índia é um grande comprador de petróleo russo.
Leia Também: "O mundo inteiro sabe". Boris Johnson culpa Putin pela morte de Prigozhin