Queijo espanhol leiloado por 30 mil euros. Tornou-se o mais caro do mundo

O queijo pesa 2,2 quilos e foi selecionado como o melhor entre os 15 produtores que participaram no Concurso de Queijos Cabrales antes do leilão.

Notícia

© Queijaria Los Puertos / Facebook

Notícias ao Minuto
28/08/2023 18:25 ‧ 28/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Cabrales

O melhor queijo de Cabrales do mundo foi leiloado, no domingo, em Las Arenas, Astúrias, Espanha, por 30 mil euros - um valor nunca antes alcançado no evento dedicado àquele queijo. O preço fez com que revalidasse o título do Guinness Book of Records do queijo mais caro leiloado no mundo, superando o valor de 2019, quando foi adquirido por 20.500 euros.

O comprador do queijo, fabricado pela queijaria Los Puertos, foi, pelo quarto ano consecutivo, Iván Suárez, do restaurante El Llagar de Colloto, em Oviedo, noticiou o El País.

"Sabíamos que tínhamos um bom queijo, mas também sabíamos que é muito difícil ganhar", disse à agência noticiosa Efe Guillermo Pendás, responsável pelo fabrico do queijo em questão, que foi curado durante 10 meses numa gruta a 1.400 metros de altitude.

O queijo pesa 2,2 quilos e foi selecionado como o melhor entre os 15 produtores que participaram no Concurso de Queijos Cabrales antes do leilão.

Participaram no concurso nove estabelecimentos de restauração de toda a Espanha: La Cabana (Oviedo), La Paloma (Oviedo), Casa Román (Gijón), La Montera Picona de Ramón (Gijón), Hotel Restaurante Marqués de La Moral (Naveces, Castrillón), La Cuenca (Madrid), Carlos Tartiere (Madrid), Grupo El Antoju (Madrid, Burgos e Llanes) e o próprio Llagar de Colloto, que acabou por ganhar o queijo.

Este é o quarto ano consecutivo em que El Llagar de Colloto, um estabelecimento situado nos arredores de Oviedo, ganha o concurso para o melhor queijo Cabrales do mundo. O anterior recorde do Guinness, de facto, tinha sido alcançado por Iván Suárez, proprietário do estabelecimento, em 2019, quando pagou 20.500 para obter o queijo vencedor desse ano.

Em 2022, adquiriu-o por 17.000 euros, menos 13.000 do que este ano. "A paixão pela terra e o reconhecimento do trabalho dos queijeiros foi o que me fez aumentar a oferta", reconheceu Suárez à agência Efe no final do leilão.

Leia Também: Gosta de queijo cottage? Conheça alguns dos benefícios

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas