A menos de uma semana do início do novo ano letivo e em pleno regresso ao trabalho após as férias de verão, as infecções por Covid-19 estão a aumentar em Espanha.
De acordo com o relatório publicado esta quinta-feira pelo Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII), relativo à semana de 21 a 27 de agosto, "todos os indicadores apontam para um aumento da atividade da Covid-19 nos cuidados primários e nos hospitais".
Na última semana, registaram-se 130,2 casos por 100 mil habitantes, um valor que não para de subir desde o final de junho, quando se situava nos 30 casos por 100 mil habitantes. As taxas mais elevadas registam-se entre as pessoas com mais de 64 anos e entre as crianças dos zero aos quatro anos.
Também a taxa de internamentos tem estado a aumentar. De 0,51 casos por 100.000 habitantes, em junho, passou para 3,2. O grupo etário mais afetado é o dos doentes com 80 anos ou mais.
O 20 minutos refere que nenhum dos casos da doença detectados faz referência à nova variante EG.5, designada Eris e recentemente declarada "preocupante" pela Organização Mundial de Saúde.
Leia Também: Covid-19. Farmacêuticos vão receber formação para administrar vacina