Capitólio. Ex-líder dos Proud Boys condenado a 15 anos de cadeia

Um ex-líder do grupo extremista Proud Boys foi esta quinta-feira condenado a 15 anos de prisão por liderar o ataque ao Capitólio norte-americano para tentar reverter a vitória eleitoral de Joe Biden após as presidenciais de 2020.

Notícia

© Getty Images

Lusa
31/08/2023 23:24 ‧ 31/08/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Zachary Rehl foi visto num vídeo a pulverizar um produto químico contra agentes da polícia fora do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, mas mentiu repetidamente sobre a agressão enquanto testemunhava no seu julgamento, disseram os procuradores federais.

Os procuradores recomendaram uma sentença de 30 anos de prisão para Rehl, que ajudou a liderar dezenas de apoiantes do ex-presidente Donald Trump na marcha até ao Capitólio.

Rehl e outros membros dos Proud Boys juntaram-se à multidão que rompeu as linhas policiais e forçou os legisladores a fugir, interrompendo a sessão conjunta do Congresso para certificar a vitória eleitoral do Democrata Joe Biden.

O juiz que sentenciou Rehl também condenou esta quinta-feira Joseph Biggs, outro ex-ativista dos Proud Boys, a 17 anos de prisão por liderar o ataque ao Capitólio.

Os procuradores tinham pedido uma sentença de 33 anos de cadeia para Biggs, que ajudou a liderar dezenas de membros e associados do grupo de extrema-direita na marcha até o Capitólio, num ataque que acabaria por fazer cinco mortos e deixar mais de 140 polícias feridos.

Leia Também: Extremista que invadiu Capitólio dos EUA condenado a 17 anos de cadeia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas