Incêndio destrói outro prédio sequestrado no centro de Joanesburgo

Um incêndio destruiu hoje de manhã um prédio de três andares ocupado ilegalmente no centro de Joanesburgo, próximo do local onde há duas semanas morreram 77 pessoas, disseram as autoridades sul-africanas.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
15/09/2023 15:31 ‧ 15/09/2023 por Lusa

Mundo

África do Sul

O incêndio deflagrou cerca das 10h00 (09h00 em Lisboa), no edifício situado na Delver Street, em Marshalltown, onde moradores instalaram barracas informais no interior do imóvel, declarou à imprensa a porta-voz dos Serviços de Emergência Médica de Joanesburgo, Xolile Khumalo.

"Todas as pessoas que se encontravam lá dentro foram retiradas para local seguro. Não há feridos a registar. O incêndio começou no rés do chão, onde os moradores construíram barracas no interior do prédio", explicou.

Moradores disseram à imprensa sul-africana que o prédio albergava cerca de 1.000 pessoas.

O prédio, em estado de degradação, situa-se a cerca de 600 metros do prédio também ocupado ilegalmente na Albert Street, onde há duas semanas morreram 77 pessoas devido a um incêndio, segundo as autoridades sul-africanas.

"Uma das barracas pegou fogo e as chamas alastraram-se a todo o prédio, o mesmo cenário que tivemos no outro prédio. Mas o fogo foi extinto", disse o responsável municipal pela Segurança Pública, Mgcini Tshwaku.

Por seu lado, o gestor responsável pela administração da cidade de Joanesburgo, Floyd Brink, adiantou à imprensa, no local, que a autarquia vai despejar os ocupantes do prédio.

"Estamos a prever um processo de litigação, mas não vamos permitir que eles voltem para o prédio. Algo precisa de ser feito", salientou, acrescentando que o imóvel será declarado "inseguro" para ser habitado.

O responsável autárquico disse que o edifício era de propriedade privada, mas foi sequestrado e ocupado ilegalmente.

Leia Também: Tribunal sul-africano impede Zuma de processar atual chefe de Estado

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas