As autoridades encontraram uma prensa, utilizada na embalagem de drogas, numa creche da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, após uma criança de apenas um ano ter morrido e outras três terem sido hospitalizadas de emergência, na sexta-feira.
Ao que noticiou a Associated Press este domingo, as quatro crianças foram expostas a níveis perigosos de opiáceos e apresentavam sinais de envenenamento por droga.
No local, os médicos conseguiram reverter o que pareciam ser overdoses e salvar duas das crianças - uma menina de 8 meses e um menino de 2 anos em estado crítico.
No entanto, a criança de um ano, identificada pela polícia como Nicholas Dominici, foi declarada morta no Montefiore Medical Center, em Bronx.
Outro menino de 2 anos também foi de urgência para um hospital quando a mãe ficou alarmada depois de o ir buscar à mesma creche, e permanece agora em estado estável.
A polícia executou um mandado de busca e encontrou na creche uma prensa, que o chefe da polícia de Nova Iorque, Joe Kenny, descreveu como "um habitualmente utilizado pelos traficantes para embalar grandes quantidades de droga".
Numa conferência de imprensa matinal, o presidente da Câmara, Eric Adams, antigo chefe daquela polícia, prometeu "descobrir a causa do incidente".
O gabinete do médico legista continua a trabalhar para confirmar a causa da morte da criança.
As autoridades referiram ainda que a creche estava aberta desde janeiro e que foi realizada uma “inspeção surpresa” há uma semana. "Trata-se de um novo local que foi aberto em janeiro deste ano e que teve as suas inspeções de rotina: duas no início para obter a licença e uma visita surpresa - que foi a de 9 de setembro - e não foi encontrada nenhuma trangressão", afirmou.
De acordo com o The New York Times, que cita a polícia, pelo menos uma pessoa estava sob custódia policial e a ser interrogada no sábado.
Leia também: Bebé morre após engasgar-se com pedaço de pão em Espanha