Vaso imperial japonês oferecido a polícia foi vendido em leilão britânico
Vaso foi oferecido pelos imperadores do Japão durante uma visita ao Reino Unido, em outubro de 1971, a uma das agentes responsáveis pela sua segurança.
© Mirrorpix via Getty Images
Mundo Reino Unido
Foi leiloado um vaso imperial japonês raro, avaliado em 210 libras (cerca de 241 euros), que foi oferecido pelos imperadores do Japão a uma agente da polícia britânica, que ficou encarregue da sua segurança durante uma visita de Estado, em 1971.
A mulher - então com 25 anos de idade - era a responsável pelo bem-estar e pela segurança da imperatriz Nagako, esposa do imperador Hirohito, durante uma visita de ambos ao Reino Unido em outubro de 1971, que durou 3 dias, conta a BBC. O vaso foi dado como um gesto de agradecimento pelo trabalho, no fim da visita.
Agora, com 77 anos de idade, a mulher decidiu vender o vaso de porcelana, que mede cerca de 20 centímetros de altura, porque está num processo de "limpezas".
"Traz o selo de crisântemo de 16 pétalas que é usado pelo imperador e pelos membros da família imperial”, disse o responsável pelo leilão, Paul Potter, acrescentando: "É uma peça rara de 'memorabilia', talvez uma das poucas lembranças sobreviventes daquela visita de estado."
Os agentes masculinos, por sua vez, receberam garrafas de uísque, "então provavelmente não duraram muito", ironizou Potter.
Leia Também: Homem invade casa e tenta vendê-la por 225 mil dólares (duas vezes)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com