Nações Unidas reforça ajuda ao Sudão que enfrenta um surto de cólera

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a intensificar a ajuda humanitária no Sudão, onde estima que mais de três milhões de pessoas estão em risco de contrair cólera até ao final do ano, anunciou hoje a organização.

Notícia

© Abdulmonam Eassa/Getty Images

Lusa
14/11/2023 20:43 ‧ 14/11/2023 por Lusa

Mundo

ONU

Segundo informação divulgada na sua página oficial, as agências das Nações Unidas estão a ajudar com a deteção e o tratamento dos casos, enquanto a vigilância continua nas áreas mais afetadas e de maior risco.

O secretariado do Grupo de Coordenação Internacional para o Fornecimento de Vacinas, cujas agências integrantes incluem a OMS e a UNICEF, aprovou o pedido do Ministério Federal da Saúde do Sudão de mais de 2,9 milhões de doses de vacinas orais contra a cólera, que serão utilizadas em campanhas de vacinação em nove localidades dos Estados de Gedaref, Al Jazirah e Cartum.

De acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (na sigla inglesa, OCHA), são esperadas mais vacinas no dia 20, sendo que na semana passada foram entregues já 33 toneladas de suprimentos, e as campanhas de vacinação deverão começar no fim do mês.

Num relatório publicado hoje, o OCHA revela que foram registados, desde 9 de novembro, pelo menos 2.525 casos de cólera com 78 mortes associadas, em 27 localidades diferentes.

O crescimento do surto tem sido associado com o conflito que eclodiu em meados de abril entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido, grupo paramilitar rival, sendo que Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse, esta segunda-feira, na rede social X(antigo Twitter) que o conflito está a "sobrecarregar o sistema de saúde [sudanês] até ao limite".

Ghebreyesus disse que, apesar da OMS estar a coordenar ativamente a criação de clínicas móveis, a vigilância e a distribuição de medicamentos e suprimentos essenciais, os esforços são prejudicados pela "situação de segurança desafiadora, bem como obstáculos burocráticos e administrativos que impedem o acesso" da população afetada.

O responsável máximo da OMS apelou ainda à comunidade internacional que concentre as suas atenções no Sudão e nas necessidades urgentes que o país enfrenta.

Leia Também: Sismo de magnitude 4,9 atinge região entre Sudão do Sul e Uganda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas