Bebés siamesas separadas em Barcelona. Partilhavam o cordão umbilical

Khadija e Cherive nasceram a 8 de outubro. Estavam unidas pelo fígado, partilhavam o mesmo cordão umbilical e juntas pesavam 5,2 quilos.

Notícia

© Facebook/ Hospital Sant Joan de Déu Barcelona

Notícias ao Minuto
17/11/2023 17:47 ‧ 17/11/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Barcelona

Duas gémeas siamesas, que nasceram unidas pelo abdómen, foram separadas na semana passada no hospital Sant Joan de Déu em Barcelona, Espanha. As bebés estão bem de saúde e vão conseguir ter uma vida normal.

Khadija e Cherive nasceram a 8 de outubro, na Mauritânia. Estavam unidas pelo fígado, partilhavam o mesmo cordão umbilical e juntas pesavam 5,2 quilos. Viajaram para Espanha, num voo especial que durou quatro horas, para serem submetidas a uma cirurgia. Foram acompanhadas por dois pediatras e uma enfermeira. No dia anterior, a mãe e um tio das bebés viajaram para Barcelona para as receberem no dia seguinte, segundo o La Vanguardia. 

A cirurgia durou 5 horas e, pouco tempo depois, as bebés já respiravam sozinhas e começaram a alimentar-se. A chefe do serviço de neonatologia disse que as bebés evoluíram muito bem. "A família está em perfeitas condições para assumir os cuidados. Estamos a coordenar o acompanhamento no seu país e pensamos que não exijam a nossa intervenção”, explicou Ana Alarcón. 

A mãe das meninas, que já tem outra filha com 3 anos, sabia que ia dar à luz gémeos, mas desconhecia que as bebés iam nascer unidas. “Elas nasceram num hospital e foi bastante traumático para a mãe”, disse Alarcón.

O ministro da Saúde da Mauritânia, Naha Mint Hamdi Uld Muknas, foi até Barcelona para agradecer à equipa médica pelos cuidados prestados a Khadija e à Cherive. 

Leia Também: Gémeas siamesas celebram primeiro aniversário após operação de separação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas