Através da rede social X, o gabinete do futuro presidente confirmou hoje que Chirillo vai assumir a liderança de uma área que durante a Presidência anterior de Alberto Fernández teve o estatuto de Secretaria de Estado.
Apesar de o comunicado da sua equipa não o esclarecer, prevê-se que durante o mandato de Milei, as competências em assuntos energéticos devem ficar sob a área de um grande Ministério das Infraestrutura, a ser dirigido por Guillermo Ferraro.
Chirillo foi consultor da Secretaria da Energia entre 1995 e 1996, durante as presidências de Carlos Menem (1989-1999), e em 2001 assessorou o Ministério Nacional de Infraestruturas e Habitação na Presidência de Fernando de la Rúa (1999-2001).
Entre 2001 e 2007 fez carreira no setor privado, sendo diretor de assuntos jurídicos na América Latina para a energética Iberdrola.
Nos últimos meses, Chirillo foi o principal assessor de Milei em temas de energia.
Com jazidas petrolíferas tão importantes como o de Vaca Muerta, que com 30 mil quilómetros quadrados é a segunda mais reserva mundial de gás não convencional e a quarta de petróleo deste tipo, a energia ocupa um lugar central na economia do país sul-americano.
Leia Também: Milei confunde ministro com realizador e agradece a "James" Cameron