Polónia junta-se a boicote a reunião da OSCE devido à presença de Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Szymon Szynkowski vel Sek, anunciou hoje a sua ausência na reunião ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em protesto contra a presença do homólogo russo, Serguei Lavrov.

Notícia

© Mateusz Wlodarczyk/NurPhoto via Getty Images

Lusa
29/11/2023 20:56 ‧ 29/11/2023 por Lusa

Mundo

OSCE

Varsóvia junta-se deste modo ao boicote à reunião que começa na quinta-feira em Skopje, capital da Macedónia do Norte, e na qual a Ucrânia e os três países bálticos já anunciaram que não participarão.

Szynkowski vel Sek explicou em conferência de imprensa em Varsóvia que é inaceitável que Lavrov, enquanto representante do Estado agressor na guerra ucraniana, responsável por crimes de guerra, participe em igualdade de condições numa reunião que visa reforçar a paz e a segurança.

O chefe da diplomacia de Varsóvia afirmou ainda que a sua decisão foi influenciada por outros comportamentos russos na OSCE, incluindo a sabotagem do orçamento e o impedimento de mudanças planeadas de pessoal na organização.

Segundo o ministro, a presença da Rússia na reunião proporcionará uma oportunidade de espalhar a sua propaganda relativamente à guerra na Ucrânia e servirá para legitimar Moscovo como membro da comunidade de nações da OSCE.

"Sejamos muito claros: a guerra de agressão e atrocidades da Rússia contra a sua vizinha soberana e pacífica, a Ucrânia, viola flagrantemente o direito internacional, incluindo a Carta da ONU, e constitui um ataque à OSCE e aos seus princípios", afirmaram em comunicado conjunto os ministros dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Letónia e Lituânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, também não participará na reunião, disse na terça-feira um porta-voz, também em protesto contra a decisão de permitir a participação de Lavrov.

Leia Também: Encontro EUA-Rússia excluído durante cimeira da OSCE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas