Primeiro-ministro da Malásia remodela governo após um ano no cargo
O primeiro-ministro da Malásia anunciou hoje uma reforma do governo, incluindo nas tutelas das Finanças, dos Negócios Estrangeiros e da Saúde, apenas um ano depois de tomar posse.
© JOSH EDELSON/AFP via Getty Images
Mundo Malásia
Anwar Ibrahim, que também é ministro das Finanças e tem enfrentado críticas pela lentidão das mudanças prometidas e pelo abrandamento do crescimento económico na Malásia, nomeou o tecnocrata Amir Hamzah Azizan como ministro adjunto desta pasta.
"O Ministério das Finanças deve ter uma equipa forte e profissional para garantir que estamos no caminho certo e focados na economia", afirmou o líder do executivo, num comunicado divulgado nas redes sociais.
Anwar, que chegou ao poder em novembro de 2022, elogiou a "competência e capacidade" de Amir Hamzah Azizan, que até agora liderava o maior fundo de pensões e o fundo de desemprego da Malásia.
Dzulkefly Ahmad, que serviu como ministro da Saúde durante a resposta inicial à pandemia da covid-19, entre maio de 2018 e fevereiro de 2020, volta a chefiar esta pasta, substituindo Zaliha Mustafa, nomeada como a nova ministra dos Territórios Federais, três zonas que incluem Kuala Lumpur.
A experiência de Dzulkefly Ahmad "é necessária" e "pode oferecer maior foco no Ministério", disse o primeiro-ministro, de 76 anos.
O até agora ministro da Defesa, Mohamad Hasan, vai tornar-se o chefe da diplomacia da Malásia, substituindo Zambry Abd Kadir, que irá assumir a pasta do Ensino Superior.
Anwar também fez mudanças em outros Ministérios, incluindo os do Comércio Interno e Recursos Naturais. O ministro dos Recursos Humanos foi substituído após um caso de corrupção envolvendo assessores.
O líder do Governo ampliou o número de pastas com a nomeação de cinco novos ministros e a criação do Ministério da Transição Energética e Serviços Públicos.
O veterano deputado Gobind Singh Deo é o novo ministro para a Comunicação e Digital, uma pasta criada para melhorar o desempenho do governo nas redes sociais.
Os novos ministros deverão tomar posse durante o dia, no Palácio Nacional, em Kuala Lumpur.
Anwar prometeu manter a recusa de receber salário e um corte de 20% nos salários dos ministros, garantindo que o novo executivo poderá permanecer inalterado pelos próximos quatro anos.
A remodelação governamental surge depois do bloco da oposição Perikatan Nacional ('Aliança Nacional') ter obtido ganhos significativos face à coligação que apoia Anwar, tanto nas eleições provinciais de agosto como nas eleições nacionais de 2022.
Leia Também: Líder do Eurogrupo afasta recessão em Portugal. Progressos "notáveis"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com