Uma baleia-comum de 16 metros deu à costa numa praia de San Diego, nos Estados Unidos, no domingo. Até ao momento, as autoridades desconhecem o que terá provocado a morte do animal, uma vez que não existem sinais evidentes que possam explicar o óbito.
A fêmea, que foi rebocada de volta ao mar, foi localizada na orla marítima da Mission Beach, de acordo com a Associated Press.
"Provavelmente estava nos primeiros dois anos de vida. Não parecia estar morta há muito tempo, porque não havia muitas evidências de decomposição. Mas também não havia nenhum sinal óbvio da causa da morte", disse Michael Milstein, porta-voz da NOAA Fisheries West Coast, citado pelo mesmo meio.
A baleia-comum, que está em vias de extinção, é a segunda maior baleia do mundo, logo atrás da baleia azul. Pode, inclusivamente, ter até 21 a 24 metros de comprimento e pesar 50 toneladas.
Quando estes animais são mortos por ataques de navios, existem frequentemente marcas de hélices, que não foram encontradas, segundo Milstein. O investigador apontou ainda que não é comum que esta espécie dê à costa, uma vez que tende a permanecer em águas profundas.
O responsável adiantou, contudo, que os investigadores recolheram amostras de tecidos, que serão analisadas para determinar a causa da morte.
Com uma multidão de cerca de 100 pessoas, uma embarcação, um jet ski e uma retroescavadora ‘devolveram’ o animal ao oceano.
Leia Também: Bolsonaro investigado por importunar baleia com jet ski