Os serviços de segurança da Ucrânia revelaram, este domingo, ter descoberto uma escuta num dos escritórios usados pelo chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, acrescentando, no entanto, que este "não estava operacional".
"Ressaltamos que o equipamento não foi encontrado diretamente no escritório de Valery Zaluzhny, mas numa das instalações onde costuma trabalhar" e onde deveria estar esta segunda-feira, indicaram os serviços de informação, em comunicado, citados pela agência France Presse.
E acrescentou: "De acordo com dados preliminares, o dispositivo encontrado não estava operacional. Não foram encontrados dispositivos de armazenamento de dados ou meios de transmissão remota de áudio. Este dispositivo técnico será enviado para análise".
O relatório surge num momento em que a Ucrânia luta para manter o apoio ocidental à guerra contra as forças russas, depois de a sua recente contraofensiva não ter conseguido fazer grandes progressos no leste e no sul do país.
Os órgãos de comunicação social ucranianos têm dado conta de uma tensão crescente nos últimos meses entre Zakuzhny, o principal general da Ucrânia, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Zaluzhny revelou, no mês passado, que o conflito com a Rússia tinha chegado a um "impasse" – uma avaliação rejeitada tanto pelo presidente Volodymyr Zelensky quanto pelo Kremlin.
O exército ucraniano tem lutado contra a força invasora russa desde fevereiro de 2022.
Leia Também: UE foi região do planeta que mais refugiados recebeu desde 2020