Encontrada escuta em gabinete usado pelo chefe do exército ucraniano

"De acordo com dados preliminares, o dispositivo encontrado não estava operacional", revelaram os serviços de segurança da Ucrânia.

Notícia

© Valentyna Polishchuk/Global Images Ukraine via Getty Images

Notícias ao Minuto
18/12/2023 17:41 ‧ 18/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Valery Zaluzhny

Os serviços de segurança da Ucrânia revelaram, este domingo, ter descoberto uma escuta num dos escritórios usados ​​pelo chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, acrescentando, no entanto, que este "não estava operacional".

"Ressaltamos que o equipamento não foi encontrado diretamente no escritório de Valery Zaluzhny, mas numa das instalações onde costuma trabalhar" e onde deveria estar esta segunda-feira, indicaram os serviços de informação, em comunicado, citados pela agência France Presse.

E acrescentou: "De acordo com dados preliminares, o dispositivo encontrado não estava operacional. Não foram encontrados dispositivos de armazenamento de dados ou meios de transmissão remota de áudio. Este dispositivo técnico será enviado para análise".

O relatório surge num momento em que a Ucrânia luta para manter o apoio ocidental à guerra contra as forças russas, depois de a sua recente contraofensiva não ter conseguido fazer grandes progressos no leste e no sul do país.

Os órgãos de comunicação social ucranianos têm dado conta de uma tensão crescente nos últimos meses entre Zakuzhny, o principal general da Ucrânia, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zaluzhny revelou, no mês passado, que o conflito com a Rússia tinha chegado a um "impasse" – uma avaliação rejeitada tanto pelo presidente Volodymyr Zelensky quanto pelo Kremlin.

O exército ucraniano tem lutado contra a força invasora russa desde fevereiro de 2022.

Leia Também: UE foi região do planeta que mais refugiados recebeu desde 2020

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas