Macron sobre tropas à Ucrânia? "Declarações são extremamente perigosas"
As palavras são do chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR), Sergei Naryshkin.
© Getty Images
Mundo Sergei Naryshkin
O chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR), Sergei Naryshkin, considerou que a recusa do presidente francês, Emmanuel Macron, em descartar o envio de tropas europeias para combater soldados russos na Ucrânia era extremamente perigosa e irresponsável.
"Isto mostra o elevado grau de irresponsabilidade política dos líderes europeus de hoje, neste caso, do presidente da França. Essas declarações são extremamente perigosas", frisou Naryshkin à televisão estatal, citado pela Reuters, em declarações dadas na terça-feira.
De recordar que Macron afirmou, no mês passado, que não havia consenso sobre o envio de tropas europeias para combater na Ucrânia, mas que nada deveria ser excluído, embora os Estados Unidos e outros membros europeus da NATO tenham dito que não havia planos para que fosse feito.
"É triste ver isto, é triste observar e é triste compreender que a capacidade das atuais elites da Europa e do Atlântico Norte para negociar estão num nível muito baixo. Demonstram cada vez mais raramente qualquer bom senso", adiantou ainda.
As declarações de Macron, feitas no fim de uma cimeira em Paris sobre a Ucrânia, geraram polémica, levando o chefe de Estado francês a esclarecer que foram feitas não foram fortuitas, assegurando que "cada palavra" sobre o tema é "pensada e medida".
Leia Também: Putin disponível para garantir segurança nas centrais nucleares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com