Milhões de pessoas em cidades e pequenas vilas de uma estreita faixa que abrangerá o México, os EUA e também o Canadá preparam-se para ver o eclipse solar desta segunda-feira - o último que vão poder ver nos próximos 20 anos.
A Lua cruzará o Sol e bloqueará a sua luz durante cerca de quatro minutos e meio, proporcionando a clássica imagem de um anel de luz.
Nos EUA, a expectativa sente-se de outra forma, havendo lugar para tudo. Até para conspirações de fim do mundo.
No Texas, por exemplo, os moradores preparam-se para receber visitantes há semanas, pedindo às pessoas para ficarem em casa e até mesmo para guardarem comida e água, caso haja escassez de alimentos.
Em Nova Iorque, placas pedem aos viajantes que "cheguem cedo e fiquem até tarde" para evitar os inevitáveis congestionamentos que obstruirão as rotas de ida e volta para as principais áreas de observação ao longo do caminho do eclipse.
Segundo o New York Times, cidades de todo o país cancelaram as aulas e milhões de óculos de proteção estão a ser distribuídos ou vendidos. Os cientistas alertaram as pessoas para nunca olharem diretamente para o Sol sem óculos de proteção, pois podem ocorrer lesões graves na retina.
Em toda a América do Norte há uma série de eventos especiais planeados, incluindo festas de rua no México, um estudo de animais num jardim zoológico de Indianápolis, uma exibição de eclipses nas Cataratas do Niágara e até um casamento em massa no Arkansas.
Há quem leve tão a sério este evento que tenha até entrado com processo em tribunal para poder vê-lo. Segundo o New York Times, o departamento penitenciário do Estado de Nova Iorque concordou na quinta-feira em permitir que seis homens que tinham processado o estabelecimento pudessem ver o eclipse solar na prisão no norte do Estado onde estão detidos.
Os homens, presidiários do Centro Correcional de Woodbourne, no condado de Sullivan, interpuseram uma ação federal na semana passada, argumentando que o confinamento durante o eclipse violava o seu direito constitucional de praticar a sua religião.
Por sua vez, em Mazatlán, a cidade costeira mexicana que será um dos primeiros lugares onde as pessoas poderão ver o eclipse, o calçadão à beira-mar está repleto de turistas. As autoridades disseram que esperavam cerca de 120 mil pessoas e os poucos quartos de hotel disponíveis este fim de semana apresentavam tarifas ao triplo e quádruplo do preço.
A expectativa é imensa, mas, e segundo a BBC, os meteorologistas preveem céu nublado no norte do México e Texas. Esperam-se melhores condições no oeste do México e em zonas do oeste dos EUA, mas a verdade é que a previsão de 75% de cobertura de nuvens pode arruinar a experiência a muita gente.
Segundo o The New York Times, quase todas as pessoas ao longo do caminho do eclipse total estão sujeitas a terem nuvens a impedir a experiência completa.
Há lugar para tudo, até para conspirações
Eventos como este tendem a atrair teóricos das conspirações e já circula na Internet que o eclipse trará um enorme sacrifício humano. E o terramoto sentido na cidade de Nova Iorque na sexta-feira não ajudou a reprimir esse tipo de previsões que vão ganhando terreno.
A congressista republicana Majorie Taylor Greene diz que acha que o eclipse é um sinal de Deus de que a América precisa de se arrepender dos seus pecados. Numa publicação na rede social X sugeriu que o recente terramoto combinado com o eclipse eram "sinais fortes".
God is sending America strong signs to tell us to repent.
— Marjorie Taylor Greene 🇺🇸 (@mtgreenee) April 5, 2024
Earthquakes and eclipses and many more things to come.
I pray that our country listens.
Depois, há uma parte da internet que diz que esta segunda-feira terá lugar o fim do mundo, começando em Carbondale, Illinois.
Segundo a Sky News, circula um mapa incorreto de onde vai acontecer o eclipse para mostrar que o mesmo cobre entre seis e oito lugares chamados Nínive. Nínive é mencionada na Bíblia, pelo que os teóricos estão a atribuir um significado religioso ao mapeamento do fenómeno.
Há também rumores de que a América ficará na escuridão durante dias, de que a comida acabará, de que os telefones deixarão de funcionar, ou de que a eletricidade vai 'acabar'.
E em Portugal, vai ser possível ver?
O novo eclipse solar total (infelizmente) não poderá ser desfrutado por todos os interessados. Mesmo que o fenómeno tenha uma melhor visibilidade na América do Norte, diz o site da National Geographic que as pessoas na região dos Açores conseguirão ter uma visão parcial deste eclipse. O território em Portugal onde será possível assistir a este eclipse é a Ilha do Corvo, o ponto mais a norte do arquipélago dos Açores.
Mesmo que não consiga assistir ao evento a partir da América do Norte, o vídeo da NASA que pode ver abaixo transmitirá em direto o fenómeno. A agência espacial norte-americana começará a transmitir imagens a partir das 18h00 (hora de Lisboa).
Leia Também: É dia de eclipse solar total na América do Norte. Eis como ver o fenómeno