Na sequência do anúncio do Hamas sobre o cessar-fogo em Gaza, um jovem palestiniano quis fazer saber que o povo irá sobreviver à guerra no enclave da Palestina e "tudo o que testemunhámos será escrito na história".
"Sentimo-nos muito felizes por o Hamas ter finalmente concordado com o cessar-fogo, mas agora estamos à espera de um acordo israelita e esperamos que eles o revelem", disse o rapaz em declarações à Al Jazeera, em Rafah.
Com um novo alento face a esta decisão, o jovem reitera que "já é altura de mostrarmos ao mundo que sobrevivemos depois de 212 dias de genocídio, de deslocações, de assassinatos de crianças, mulheres e idosos e até mesmo de enfermeiros e médicos".
O conflito atual, que foi desencadeado por um ataque do Hamas a 7 de outubro do ano passado, já provocou milhares de mortos, segundo balanços das duas partes.
Neste sentido, o jovem revelou ao mesmo meio de comunicação que o povo palestiniano não vai "esquecer" o terror por que tem passado ao longo dos últimos tempos.
"Não vamos esquecer e não vamos perdoar. Tudo o que testemunhámos nesta guerra será escrito na história. Os palestinianos sobreviverão até obtermos a nossa liberdade", reiterou.
De recordar que o Hamas afirmou hoje que aceita a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza mediada pelo Egito e pelo Qatar.
Há vários meses que estes dois países têm mediado conversações entre Israel e o Hamas, procurando encontrar uma solução para esta guerra.
Ainda não é conhecida a posição oficial das autoridades israelitas mas, de acordo com a Reuters, uma autoridade israelita disse que nenhum cessar-fogo foi acordado em Gaza e que a proposta que o Hamas aceitou é uma versão "diluída" de uma proposta egípcia, que incluía conclusões "de longo alcance" que Israel não podia aceitar.
Em que consiste o acordo de cessar-fogo em Gaza?
Não há ainda informação sobre os detalhes da proposta, mas a Al Jazeera avança que esta incluiria três fases, cada uma com a duração de 42 dias.
A primeira fase seria constituída por uma trégua, juntamente com a retirada israelita do corredor de Netzarim, que Israel utiliza para dividir o norte e o sul de Gaza.
A segunda fase incluiria a aprovação do cessar permanente das operações militares e hostis e a retirada completa das forças israelitas de Gaza.
A proposta também inclui uma disposição que aprova o fim do bloqueio de Gaza na terceira fase.
Leia Também: Milhares a abandonar leste de Rafah, diz Crescente Vermelho Palestiniano