Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Rússia avisa que armas enviadas para Kyiv estão no mercado negro

As autoridades russas avisaram hoje que os fornecimentos de armas ocidentais às Forças Armadas ucranianas "inundam o mercado negro", admitindo consequências catastróficas para o continente europeu.

Rússia avisa que armas enviadas para Kyiv estão no mercado negro
Notícias ao Minuto

16:28 - 07/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, o Governo da Ucrânia exporta as armas que recebe dos seus parceiros ocidentais para terceiros, apesar de os Estados Unidos e outros países terem tentado controlar a situação com comissões.

"Washington até tentou enviar uma comissão (...) para descobrir onde e como foi distribuída ajuda financeira e assistência de milhões de dólares sob a forma de armas", disse Zakharova, que acusa o regime de Kiev de distribuir armas para várias partes do mundo.

"Ninguém sabe para onde, e em que quantidade, o regime de Kiev envia essas mesmas armas, porque, obviamente, já apareceram em várias partes do mundo, incluindo na Europa Ocidental", disse a porta-voz da diplomacia russa.

Zakharova assegurou que tudo isto terá "consequências catastróficas" não só para a Europa Ocidental, mas também para a Aliança Atlântica como um todo, recordando que uma situação semelhante ocorreu há anos com o movimento terrorista Al-Qaeda.

"No início Bin Laden era o melhor amigo dos Estados Unidos e do Ocidente. Deram-lhe apoio adequado no espaço público. Os 'media' ocidentais homenagearam-no, como 'guerreiro da democracia' e ' guerreiro da luz'. Mais tarde declararam-no terrorista número um", disse a porta-voz.

Os aliados internacionais da Ucrânia forneceram a Kiev centenas de milhões de euros em armas e ajuda financeira para enfrentar a invasão russa, que começou no final de fevereiro de 2022 por ordem do presidente Vladimir Putin.

O Governo ucraniano garantiu sempre que as armas ocidentais não saíram da posse das suas Forças Armadas.

Leia Também: Bielorrússia inicia exercício com armas nucleares táticas russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório