O cavalo que ficou cerca de 100 horas em cima do telhado de uma casa inundada, em Canoas, Porto Alegre, durante as cheias que estão a afetar Rio Grande do Sul, no Brasil, já foi resgatado.
O animal, apelidado de 'Caramelo', comoveu as redes sociais pela resistência, no meio de uma cidade completamente inundada. Na quinta-feira, 9 de maio, foi finalmente salvo.
O resgate começou por volta das 11 horas locais, 15 horas em Portugal Continental, e foi feito pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo com acompanhamento de veterinários.
Para ser retirado do local, o animal foi sedado, deitado e colocado num barco de borracha. Ao site brasileiro G1, um dos técnicos responsável pelo salvamento revelou que o animal tem entre 6 e 7 anos e perdeu de 30 a 40 quilos durante os dias em que esteve retido no telhado.
Eu não tô chorando não, né?!!!
— Fernanda (@eufernandafc) May 9, 2024
O Brasil te ama Caramelo!#SalveOCavaloDeCanoas pic.twitter.com/n0SPY1n2nw
O caso foi seguido por perto pela primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, que, nas redes sociais, mostrou-se "muito emocionada" com o salvamento.
No X, antigo Twitter, Janja mostra vários vídeos da situação. Um deles mostra-a a assistir ao resgate, em direto, a partir de uma televisão.
Noutro, a primeira-dama aparece a dar a notícia ao Presidente do Brasil, Lula da Silva, que lhe dá um carinho na cara ao saber do sucesso da missão de salvamento.
Já noutro tweet, Janja partilha uma foto do cavalo já em terra firme. "É ele! Agora tem nome composto, Valente Caramelo! Obrigada a todos os envolvidos nesse resgate. Sim, eu tô feliz pra caramba e me sinto parte disso [sic]", escreveu.
É ele!!! Agora tem nome composto, Valente Caramelo! Obrigada a todos os envolvidos nesse resgate. Sim, eu tô feliz pra caramba e me sinto parte disso. pic.twitter.com/XAV28dwTFj
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 9, 2024
Recorde-se que já durante a tragédia do Rio Grande do Sul, que matou pelo menos 108 pessoas e fez quase 165 mil desalojados, Lula da Silva e a mulher adotaram uma cadela, resgatada em Canoas, um dos municípios mais afetados pelas cheias e onde foi também resgatado o "Valente Caramelo".
Leia Também: Equipas tentam resgatar cavalo 'Caramelo' no Brasil: "Superou a noite"