Três turistas espanhóis e um cidadão afegão foram mortos a tiro, esta sexta-feira, na cidade de Bamiyan, no centro do Afeganistão. A informação avançada pela agência de notícias Agence France-Presse (AFP) e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já afirmou estar "chocado" com o sucedido.
O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Adbul Mateen Qani, confirmou que "três estrangeiros e um afegão foram mortos" e outros "quatro estrangeiros e três afegãos ficaram feridos" num ataque na cidade turística, sem especificar a nacionalidade das vítimas.
No entanto, de acordo com a AFP, que cita fontes hospitalares, três das vítimas mortais têm nacionalidade espanhola e os feridos são noruegueses, australianos, lituanos e espanhóis.
"Infelizmente, esta noite, na cidade de Bamyan, houve um tiroteio contra o público, no qual foram mortos três estrangeiros, incluindo um afegão, e quatro estrangeiros, incluindo três afegãos, ficaram feridos", anunciou Abdul Mateen Qani, na rede social X (antigo Twitter), acrescentando que, até ao momento, foram detidas quatro pessoas.
"O Estado Islâmico do Afeganistão condena veementemente este acidente, expressa os seus profundos sentimentos às famílias das vítimas e garante que todos os criminosos serão encontrados e punidos", acrescentou.
The Islamic Emirate of Afghanistan strongly condemns this accident, expresses its deep feelings to the families of the victims and assures that all the criminals will be found and punished, hopefully .
— Mufti Abdul Mateen Qani - مفتي عبدالمتين قانع (@abdulmateenqani) May 17, 2024
3/3
Também na rede social X, o primeiro-ministro de Espanha afirmou estar "chocado com a notícia do assassinato de turistas espanhóis no Afeganistão".
"Estou a acompanhar de perto a situação. A Unidade de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros está a trabalhar para prestar toda a assistência necessária", acrescentou, transmitindo "todo o afeto às famílias e amigos".
Sobrecogido por la noticia del asesinato de turistas españoles en Afganistán.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) May 17, 2024
Sigo la situación puntualmente. La Unidad de Emergencia Consular del @MAECgob está trabajando para ofrecer toda la asistencia necesaria.
Quiero trasladar todo mi afecto a sus familiares y amigos.
O ataque ocorreu no principal destino turístico do Afeganistão, onde se encontram os Budas gigantes de Bamyan, destruídos pelos talibãs em março de 2001, e é o primeiro contra cidadãos estrangeiros desde que os talibãs regressaram ao poder, em agosto de 2021.
[Notícia atualizada às 21h17]
Leia Também: Afeganistão. Três estrangeiros e um afegão mortos a tiro em Bamiyan