EUA anunciam transferência de ajuda militar a Kyiv de 275 milhões

Os Estados Unidos desembolsaram um pacote de 275 milhões de dólares (253 milhões de euros) de ajuda militar à Ucrânia para enfrentar a invasão russa, anunciou hoje em comunicado o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/05/2024 20:25 ‧ 24/05/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

O pacote inclui munições para o sistema de mísseis HIMARS, sistemas antitanque Javelin, projéteis de artilharia, mísseis guiados, armas ligeiras, granadas, veículos táticos e coletes à prova de bala.

Esta ajuda faz parte do orçamento de 61 mil milhões de dólares (56,2 mil milhões de euros) que o Congresso dos Estados Unidos aprovou em abril, após parte dos representantes republicanos levantar o bloqueio que tinha estabelecido durante meses ao apoio militar de Washington a Kyiv.

Blinken explicou no comunicado que, desde então, os Estados Unidos já enviaram quatro pacotes de ajuda em armas para a Ucrânia e prometeu tudo fazer para garantir que o seu país faça chegar este quinto auxílio militar "o mais depressa possível" à frente de combate.

As forças da Ucrânia necessitam urgentemente de fornecimento de armas e munições norte-americanas, à medida que as tropas russas avançam no coração da região do Donbass, no leste do país, e numa segunda frente aberta no nordeste, em Kharkiv, a somar aos bombardeamentos intensivos contra infraestruturas ucranianas.

Leia Também: Putin favorável a negociações, mas duvida da legitimidade de Zelensky

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas